Exposição presta homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga

54

A exposição “O Imaginário do Rei – Visões sobre o universo de Luiz Gonzaga” está aberta à visitação no Memorial da Cultura Cearense, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A mostra tem curadoria de Bené Fonteles e fica em cartaz até o dia 18 de agosto.


Esta exposição é uma homenagem coletiva de artistas de todas as re-giões do País dentro das comemorações do Ano Luiz Gonzaga com uma rica e diversificada iconografia sobre a vida e obra de Gonzagão. A exposição reúne além das obras de arte criadas – quase todas especialmente para a mostra em várias técnicas e linguagens de expressão – fotografias, livros, CDs e quatro filmes que serão exibidos na exposição.


O Imaginário do Rei tem a participação de sete gravadores em xilogravura do Ceará como Francisco de Almeida, João Pedro do Juazeiro, Francorli & Carmem, José Lourenço, Arievaldo Viana e Cícero Lourenço que também ilustraram o livro, além dos escultores em madeira como DIN e Cícero Arraes, de Juazeiro do Norte; Liara Leite, do Eusébio, com esculturas em cerâmica e as roupa de Seu Expedito Seleiro, de Nova Olinda, que fazia as indumentárias de couro para os shows de Gonzagão. Terá também a participação especial dos multi-artistas Narcélio Grud e Tércio Araripe de Fortaleza com instrumentos musicais criados especialmente para a mostra.


A exposição tem ainda a participação do fotógrafo Gustavo Moura com um grande ensaio sobre o sertão gonzagueno, com a contribuição de vários artistas visuais.


Na mostra serão projetados os filmes: Viva São João! de Andrucha Waddington, O Milagre de Santa Luzia de Sergio Roizenblitz, O Homem que Engarrafava Nuvens de Lírio Ferreira e Luiz Gonzaga – A Luz dos Sertões de Rose Maria.


Para Bené Fonteles, Luiz Gonzaga é um dos cinco pilares da música popular brasileira ao lado de Pixinguinha, Noel Rosa, Dorival Caymmi e Tom Jobim que recriou a música nordestina junto com seus parceiros e a colocou numa dimensão brasileira e universal.

SERVIÇO:
Imaginário do Rei – Visões sobre o universo de Luiz Gonzaga


Salas 1 e 2 do Memorial da Cultura Cearense – Centro Dragão do Mar

Terças e quintas, de 9h às 19h; sextas, sábados, domingos e feriados, de 14h às 21h.