Exposição Salão de Abril no Dragão do Mar

60

Uma excelente opção de lazer nestas férias é fazer uma visita à exposição do Salão de Abril 2010, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A abertura acontece dia 21/12, terça-feira, às 20h, e fica aberta à visitação até o dia 27/12. A entrada é gratuita.


A exposição constará dos núcleos Histórico, Antecedentes e Anos 80, 90 e 10 (deste século), reunindo artistas de gerações passadas e contemporâneos, de Raimundo Cela a Diego de Santos. Herbert Rolim assume a curadoria da exposição e a autoria de publicação homônima, com lançamento na noite de abertura, acompanhada de textos de Estrigas, Ana Valesca, Bitu Cassundé, Ricardo Resende, João Jorge, Cristiana Tejo e Nílbio The.


Os visitantes poderão ver as obras de artistas que iniciaram movimentos nas artes visuais em Fortaleza, culminando na criação da Sociedade Cearense de Artes Plásticas – SCAP e no Salão de Abril, na década de 40. Na mostra, será possível conferir trabalhos de Aldemir Martins, Antonio Bandeira, Raimundo Cela entre outros que contribuíram para o exercício das artes visuais em Fortaleza.

HISTÓRICO – O Salão de Abril surgiu a partir de uma iniciativa da Secretaria de Cultura da União Estadual dos Estudantes, em 1943. Na segunda edição do Salão, em 1946, a Sociedade Cearense de Artes Plásticas assumiu a realização do evento. A SCAP foi a responsável pelo Salão até o ano de 1958. Somente no ano de 1964, a prefeitura municipal de Fortaleza tomou para si a tarefa de realização do salão. Desde 2008, o Salão de Abril tem sido inserido na política municipal para as artes visuais. O objetivo é proporcionar o acesso da população que não percorre o circuito da galeria e museus à produção contemporânea de Fortaleza e do restante do Brasil.