Exposição “Verde-Amarelo” no Dragão do Mar mostra patriotismo do cearense

56


Com a chegada dos grandes eventos esportivos, como Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, as ruas do nosso País são rapidamente tomadas pelas cores verde e amarelo. Pessoas co-muns vestem a camisa, carregam adereços, alguns deles barulhentos, enfeitam unhas e decoram suas casas, tudo em prol de uma torcida que pelo menos nestes períodos parece ser formada por um povo só. A mostra “Verde-amarelo”, está aberta nas galerias do Museu da Cultura Cearense no Dragão do Mar.


Um dos idealizadores da Exposição, o sociólogo e pesquisador Titus Riedl afirma que a exposição busca mostrar, de maneira divertida, como se dá essa cultura do improviso aqui no Ceará. “Queremos ver como os indivíduos criam e recriam objetos para expressar a sua emoção, utilizando, inclusive, elementos que são próprios dessa cultura, como a renda, a presença de redes, bandeirinhas, o fuxico, entre outros”, afirma.


Sobre a exposição “verde- amarelo” – A exposição “Verde-amarelo” mostra, sob um piscar de olhos, divertidas facetas da torcida futebolística brasileira – e, em especial no Nordeste e em cidades do interior. A mostra enfatiza o design da rua, os inventos do dia a dia e os momentos quando os brasileiros se orgulham das cores da bandeira brasileira. A maioria das imagens e dos objetos foi captada no interior do Ceará, durante os últimos grandes eventos esportivos, como na Copa de Mundo de 2010.


A exposição é especialmente concebida para Fortaleza, uma das cidades-sede de jogos da Copa das Confederações, e, sobretudo em vista da Copa do Mundo, que acontecerá exatamente daqui a um ano. Durante a exposição, pretende-se ampliar o acervo com a colaboração do público, criar ações interativas e resgatar algo do rico universo da cultura popular e do kitsch em torno das cores da bandeira do Brasil, com um olhar descontraído e com certa ironia.


Serviço:
Exposição “Verde-Amarelo” no MCC

De terça a quinta, das 9h às 19h (com acesso até 18h30) e de sexta a domingo e feriados, das 10 às 20h (com acesso até 19h30).

Mais informações: (85) 3488 8611 / 3488 8608