Exposição World Press Photo reúne destaques do fotojornalismo mundial na Caixa Cultural

64


Uma queniana faz uma pausa em seu trabalho no lixão para ler um livro. Um casal de vietnamitas assiste televisão depois de estudar. Mirella, de 71 anos, ajuda seu marido Luigi a assear-se. Casada há 43 anos, a esposa dedicou os últimos seis anos de sua vida a tratar de Luigi, que sofre de Alzheimer. Esses e outros recortes da realidade figuram entre as imagens vencedoras da edição 2012 de um dos mais importantes concursos de fotojornalismo do mundo: o World Press Photo, que premia as melhores imagens publicadas na imprensa a cada ano.


As fotografias que estiveram na edição de 2012 estão expostas para o público de Fortaleza até 8/9, na Caixa Cultural. A 56ª edição da mostra World Press Photo traz 154 registros de 54 fotógrafos de 32 nacionalidades, subdivididos em categorias como esportes, retratos e notícias. Fundada em 1955, em Amsterdã, a WPP é uma organização independente, sem fins lucrativos. A premiação se tornou conhecida como a maior e mais prestigiada distinção de fotojornalismo do mundo.


A mostra que chega à Caixa Cultura Fortaleza é o resultado do concurso que, em 2013, atraiu fotógrafos de imprensa profissional e documentais do mundo todo. Para essa edição, foram apresentadas 103.481 imagens feitas por 5.666 fotógrafos de 124 países.


Premiados – A principal vencedora de 2012 foi a fotografia do sueco Paul Hansen, que retrata a imagem de duas crianças palestinas mortas, vítimas de um míssil israelita. Já na categoria Esportes (individual), Wei Seng Chen (Malásia), da AP, capturou o esforço de um jóquei na corrida de touros Pacu Jawi, popular competição indonésia que marca o fim da temporada de colheita, em Batu Sangkar.


Nacional – O Brasil também está na mostra com registros do fotógrafo carioca Felipe Dana e do belga Frederick Buyckx, ambos premiados com Menção Honrosa. O fotógrafo do Rio de Janeiro recebeu honra ao mérito pelo retrato que fez de Natália Gonzalez, uma menina de 15 anos viciada em crack.


Mais informações:
World Press Photo 2012. Caixa Cultural Fortaleza – Galerias 1 e 2 (Av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema).

Visitação: até 8 de setembro, de terça-feira a domingo, das 10h as 20h. Contato: (85) 3453.2770.