Feriado da Copa das Confederações antecipa arraiá do Botequim dos Bancários para a quarta-feira, 26/6

7


Devido ao feriado decretado em Fortaleza por conta da realização de jogos da Copa das Confederações, no dia 27/6, a edição de junho do Botequim dos Bancários foi antecipada para quarta-feira, dia 26/6. A edição deste mês terá uma programação tipicamente junina, com muito forró e barraca de comidas típicas.


No bloco Conversa de Botequim, o apresentador Dilson Pinheiro será entrevistado pelo maestro Rogério Jales sobre o programa Ceará Caboclo, há 15 anos na TV Ceará, além de falar sobre seus cordéis e a influência do seu compadre Patativa do Assaré.


Na apresentação do Talento Bancário, teremos o funcionário do BNB, Álvaro Jansen Viana da Silva, que na ocasião lançará dois livros – “Parabolando” e “Prosando” – ambos da editora Reflexão.


Além disso, o arraiá do Botequim dos Bancários terá a apresentação do bancário aposentado do Banco do Brasil, Tacyê Andrade, acompanhado pelo maestro Tarcísio Sardinho no violão e arranjos, e Alves do Acordeon e Otho Júnior na percussão. No repertório, as principais canções da obra de Fagner, Luiz Gonzaga, Dominguinhos e músicas autorais.


Em seguida, o Balé Folclórico apresentará a “Aquarela Cearense”, com baião, xote, côco e forró.


Encerrando a noite, o grupo Cacimba de Aluá, com o típico pé de serra, além de quadrilha improvisada.


Promoção Vale Conta – Atenção! Quem é bancário sindicalizado pode se cadastrar no site do Sindicato (www.bancariosce.org.br/sorteio.php) para, durante o evento, concorrer a quatro vales conta no valor de R$ 100,00 cada para ser abatido na despesa do sorteado. As inscrições podem ser feitas até dia da data da festa, 26/6.


Docentes & Decentes – A exemplo das edições anteriores, o serviço de bar será do Restaurante Docentes & Decentes, que tem como carro-chefe do cardápio o famoso feijão verde.


Clone – O Sindicato dos Bancários do Ceará oferece desde a 1ª edição do Botequim clone de cerveja, refrigerante e água. Significa que ao adquirir umas das bebidas mencionadas o bancário recebe outra grátis.


Estacionamento grátis – No dia do evento, os 25 primeiros bancários sindicalizados que chegarem terão acesso gratuito ao estacionamento localizado em frente à sede do Sindicato (Rua 24 de Maio, 1250 – esquina com a Rua Meton de Alencar), das 18h às 00h. As vagas serão ocupadas por ordem de chegada e serão disponibilizadas mediante apresentação da carteira de sindicalização.


Bancult – O Sindicato dos Bancários do Ceará continua em busca de talentos para compor a programação do Botequim. Bancários, sindicalizados ou não, que possuem algum talento artístico devem acessar o link www.bancariosce.org.br/bancult.php e preencher o formulário para inscrever-se no Bancult – um banco de talentos. Uma comissão escolhe quem irá se apresentar em cada edição.


CONFIRA AS ATRAÇÕES


Conversa de Botequim: O maestro Rogério Jales entrevista o cantor, músico, cordelista e apresentador Dílson Pinheiro, que atualmente comanda o programa Ceará Caboclo, na TV Ceará. Pioneiro no Estado na temática regional, o programa Ceará Caboclo mostra com descontração a riqueza cultural nordestina. Há mais de 15 anos o programa vem conquistando a audiência do público da capital e de todo o interior. Dílson, numa linguagem bem cearense, leva ao ar o repente, o cordel, a embolada, o folclore e todos os ritmos da terra, com a participação também de grandes nomes de nossa música.


Talento Bancário: Álvaro Jansen Viana da Silva, é formado em Administração de Empresas, Teologia e Psicanálise é também escritor romancista, cronista e poeta. Funcionário do BNB, Jansen Viana é autor de oito livros (É Preciso Saber Amar, Como Tomar Decisões, Conterrâneos, Coleção Ceará e Cearenses, Apenas Um Carpinteiro e Cortabunda – o Maníaco do Zé Walter, Parabolando e Prosando). Premiado diversas vezes em editais de cultura e prêmios literários, foi finalista do Prêmio Areté em 2012 com o livro Apenas Um Carpinteiro. É casado com Baby Viana e tem cinco filhos (Isarel, Débora, Jansen Junior, Levi e Alexia) e uma netinha (Ana Luiza).


Talento Bancário: Francisco de Andrade Macedo, mais conhecido como Tacyê Andrade, é funcionário aposentado do Banco do Brasil, desde 2004. Conciliou por vários anos, as funções de Radialista e Músico, com o serviço bancário. Atuou em várias regiões do Brasil e de volta ao Ceará, tornou-se professor de Língua Portuguesa pelo Estado, sem no entanto, ter abandonado a música, inclusive compondo vários títulos, além de cordéis.Sua produção mais recente é o cd Tacyê Andrade “Para você se apaixonar”, que reúne músicas do gênero romântico. Atualmente mora em Cascavel.


Cacimba de Aluá: A banda nasceu de um sonho do apresentador Dílson Pinheiro em formar um grande grupo de forró para abrilhantar essa massa forrozeira que ama o forró pé de serra. O grupo tem como objetivo valorizar e difundir a autêntica música popular nordestina e fazer o povo dançar, cantar, sorrir e suar, ao soar da sanfona, do triângulo e da zabumba. Formado por músicos que cantam e tocam com sentimento e que têm o consentimento de emocionar. A escolha do repertório foi um verdadeiro garimpo nas terras férteis da música nordestina. Sem dificuldade alguma e com um prazer imenso, o grupo mergulhou nas cacimbas musicais adoçadas por verdadeiras poesias do cancioneiro popular trazendo para todos o mais puro forró, misturando, com sabedoria, o passado e o presente num verdadeiro presente musical.