Festival comemora Dia Mundial do Teatro

55

Para comemorar o Dia Mundial do Teatro (27 de março), começou no último dia 3/3, em Fortaleza, o “IV Festival BNB das Artes Cênicas”. A abertura oficial, entretanto, aconteceu sábado, 6/3, na Praça do Ferreira, com apresentações dos grupos Afoxé Acabaca, Coco do Iguape e Reisado de Couro. Da praça, todos seguiram em cortejo, para o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), onde a programação continuou com espetáculos de dança, teatro de rua e apresentações de esquetes.


O Festival, que também acontece, simultaneamente, nos centros culturais do Cariri (CE) e Sousa (PB), se estende até 30/3 envolvendo uma série de atividades orientadas para o fazer teatral.


Serão realizadas 12 mostras cênicas (Brasil, Nordeste, Teatro de Rua, Infantil, de Dança, Ceará, Paraíba, Cariri, Alto Sertão, Primeiro Ato, de Esquetes e de Contos), constituindo 75 espetáculos de companhias de oito estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia). No final da última sessão de cada espetáculo das mostras, o público poderá dialogar com os artistas sobre as peças apresentadas e o processo de criação.


Na última semana do Festival no CCBNB de Fortaleza, o ator, dramaturgo e diretor cearense Ricardo Guilherme será homenageado pelos 40 anos de carreira. Formulador da teoria e do método do Teatro Radical Brasileiro, o ator tem uma trajetória composta por mais de cem espetáculos realizados.


Em cada uma das 12 mostras, o público poderá conferir uma variedade de ações. A Mostra Brasil traz espetáculos de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A Nordeste, abarca um total de 15 apresentações de oito peças teatrais de quatro estados da Região (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia). Na Mostra Teatro de Rua, o público poderá conferir 30 apresentações de 15 espetáculos, que serão exibidos em praças, colégios, centros culturais e associações comunitárias de sete cidades cearenses.


A programação abrange ainda a realização de dois cursos de apreciação de arte, cinco oficinas de formação artística e três oficinas de arte infantis; exibição de três filmes, na série “Cinema com Shakespeare”; passeios culturais de trenzinho, visitando o Theatro José de Alencar e o Centro Histórico de Fortaleza, entre outras atividades.


Os eventos do Festival são todos gratuitos e a programação completa está no endereço em: www.bnb.gov.br/cultura