Festival Viva Guará mostra os sons e sabores da Serra

8


Guaramiranga, cidade serrana do Ceará, a 110 quilômetros de Fortaleza, cercada pela típica vegetação da Mata Atlântica e com temperaturas que variam entre 18 a 25 graus, vai ser palco, nos dias 26 e 28 de julho, de um evento que reúne temas como moda, turismo, música e empreendedorismo, sob o viés da sustentabilidade: é o Festival Viva Guará.


Seguindo o foco da diversidade e pluralidade, o festival incentiva a difusão de atividades culturais e a valorização dos talentos da Serra, além de apoiar experiências voltadas para a disseminação da responsabilidade ambiental. Com o lema “Sustentabilidade: renovar! Reciclar! Repensar!”, da programação constam temas como “Reaproveitamento alimentar”, “Cosmetologia orgânica”, “Agricultura natural”, “Horta caseira e vida saudável”, “Novos materiais e soluções de Construções sustentáveis”, “Educação ambiental” e “Certificação de produtos orgânicos”.


Integram, ainda, a programação oficial do Viva Guará 2013, capacitação sobre a confecção de Biojoias e de moda com ofícios artesanais e além de oficinas de brinquedos criativos. Paralelamente, será realizado o I Fórum Regional de Turismo Sustentável. Dentre as atrações culturais, estão confirmadas as participações de Jô Alencar e Tiago Almeida (voz e piano), Orquestra Cidade da Arte, Jazzera Trio e Flaudiana Ruiz, o grupo “Rio de Cordas” e apresentações de teatro infantil.


Com tantas atrações, o Viva Guará 2013 representa, desde já, uma oportunidade para que os restaurantes, pousadas e hotéis da cidade, conhecidos pela gastronomia variada e que mistura culinária internacional e ingredientes da região, possam mostrar desenvolver novos pratos, agregando um valor a mais ao evento.


A região, que envolve os municípios de Baturité, Guaramiranga, Pacoti e Mulungu, possui mais de 102 equipamentos formais no segmento de hotelaria e restaurantes, o que representa uma média de 1.500 leitos, sem falar nas mais de 50 casas que hoje funcionam como pousadas domiciliares.


O festival está sendo construído com base nos empreendedores locais da música, da gastronomia, do artesanato, da hotelaria e da sustentabilidade. A perspectiva é fortalecer o desenvolvimento local a partir da apropriação do processo turístico, valorizando os atores locais da pequena Guaramiranga.


SERVIÇO:
Festival Viva Guará

De 26 a 28 de julho

Local: Guaramiranga/CE