Fim do fator previdenciário é prioridade nas negociações entre Centrais e governo

58

Na primeira reunião da Comissão Permanente de Negociação, formada por membros do governo e representantes do movimento sindical, realizada no dia 5/5, o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, deixou claro que, nas mesas de negociações serão discutidos também temas de interesse do governo como, por exemplo, desoneração da folha e combate à miséria. Gilberto, inclusive, já agendou a reunião com o Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, para discutir desoneração da folha (dia 11/5). Propostas para acabar com o Fator Previdenciário serão discutidas no dia 2/6, quando, segundo o ministro, será apresentada a posição do governo sobre o tema.


O presidente da CUT, Artur Henrique, iniciou a reunião listando os itens da pauta que têm consenso entre as Centrais, como por exemplo, redução da jornada para 40 horas sem redução de salário, o fim do Fator Previdenciário, o combate a terceirização e a regulamentação das convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que trata da negociação coletiva no setor público (151) e a que estabelece regras para demissão de trabalhadores (158).


Para Artur, a reunião foi positiva, pois, além de definir uma agenda prioritária para discutir a pauta dos trabalhadores, o governo atendeu uma reivindicação da CUT que é participar das discussões sobre os projetos do governo, como a desoneração da folha, por exemplo. Sobre a participação de entidades ligadas a aposentados na mesa de negociação permanente, o presidente da CUT defendeu a retomada do fórum das aposentadorias. A sugestão foi acatada pelo ministro Gilberto Carvalho, que ficou de agenda o primeiro encontro de representantes de sindicatos de aposentados e do Ministério da Previdência Social.