Financiários fazem Dia Nacional de Luta em 22 de agosto

60


No último dia 2 de agosto, a Fenacrefi apresentou uma proposta de reajuste de 7,86% para as cláusulas econômicas (correspondente a 80% do INPC de 9,83%, referente a junho/2016). A proposta foi rejeitada em mesa e os financiários devem ir às ruas. As manifestações, aprovadas pelo Comando Nacional dos Bancários, serão no dia 22 de agosto e visam pressionar as financeiras a mudar a postura na Campanha Nacional 2016.


O índice está muito aquém da reivindicação dos financiários, de reposição da inflação, mais 5% de aumento de real. Para Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Financiários, a Fenacrefi, assim como todo o setor empresarial, precisa assumir, neste momento de crise, uma postura diferente com os seus empregados, para que o País volte a crescer.


“A Fenacrefi propõe a correção dos pisos e salários com índice absolutamente rebaixado que aponta para perdas futuras. Recusamos, evidentemente, e a negociação continua. Tenho certeza que vai prevalecer o bom senso na reposição das perdas inflacionárias do período. Este dia nacional de luta é uma nova etapa da campanha nacional dos financiários e vai ser um esquenta para as próximas negociações”, completou.


“Apesar de lutarmos por aumento real, a nossa campanha não se resume ao índice. A categoria também quer avanços nas cláusulas sociais. Os financiários tem vivido em estado de exploração crescente, com metas abusivas, terceirização, além de jornadas exaustivas, com salários reduzidos e condições de saúde e trabalho precários”
Antônio Marcos, diretor do Sindicato e funcionário da BV Financeira