Funcionários do BB e da Caixa entregam pautas específicas dia 17/8

44

O Comando Nacional dos Bancários, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal definiram para esta segunda-feira, dia 17/8, em Brasília, a entrega da pauta de reivindicações específicas dos funcionários dos dois bancos. A entrega da pauta dos funcionários do BB acontece às 15h, enquanto a dos empregados da Caixa ocorre às 13h, no edifício Matriz I.


Entre as prioridades dos trabalhadores do Banco do Brasil está a abertura de negociações para a criação de um Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), o fim da lateralidade e a volta do pagamento de substituições, o fim do voto de Minerva na Previ e o fim do assédio moral. A lista de reivindicações foi definida pelos trabalhadores durante o 20º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, no dias 25 e 26/4. Parte dos temas já está sendo discutida com o banco na mesa de negociação permanente.


Já os empregados da Caixa estão priorizando na mesa de negociação específica a implantação do novo Plano de Cargos Comissionados (PCC), com critérios claros e democráticos para a progressão na carreira e com a devida valorização das funções. A Caixa está atrasada o seu compromisso de apresentar uma proposta de PCC. O prazo acertado era o dia 30/6, mas só saiu até agora uma primeira parte, com questões genéricas. O Comando Nacional e a CEE/Caixa vão destacar também na entrega da pauta os demais itens fixados, ao lado do PCC, como prioritários nas negociações: isonomia de direitos entre novos e antigos empregados; ampliação dos direitos dos aposentados; contratação de novos empregados; melhoria das condições de trabalho; respeito à jornada de seis horas; e democratização da gestão.