Funcionários já podem solicitar reembolso de gastos com aprimoramento

61

Os funcionários do Banco do Brasil já podem solicitar, por intermédio do Programa de Aprimoramento dos Funcionários, o reembolso com gastos em congressos, seminários, certificações, cursos, livros, periódicos, assinaturas de internet e pagamento de mensalidades do clube dos funcionários (AABBs) até o limite anual de R$ 215,00. O valor foi estabelecido na Campanha Nacional Unificada 2011 e o direito pode ser exercido até 16 de dezembro, devendo ser apresentados documentos que comprovem as despesas às agências e departamentos.


O programa do banco agora é um direito registrado em acordo com os trabalhadores e vira referência para o futuro. Aumenta, assim, a proteção do programa contra tentativas de redução ou extinção no caso de mudanças na gestão da empresa que muitas vezes promove ameaças de retirada de direitos como foi visto na Campanha Nacional e que só foi evitado com a mobilização. Com o acordo, agora é lutar para manter e avançar o reembolso do programa de aprimoramento.

Redução da trava – Outro direito que já pode ser exercido pelos escriturários é a redução, de dois anos para um ano, da trava para concorrência a comissões. A conquista também resultou da mobilização da categoria na Campanha 2011. O BB informou que o sistema já está adaptado. Todos os trabalhadores desejam valorização profissional e essa conquista ajudará parte importante dos funcionários do BB.