Funcionários pedem concorrências para funções nas novas agências

55


A Diretoria do Banco do Nordeste do Brasil anunciou para o próximo dia 30/10 a inauguração de agência na cidade de Cascavel, localizada na região metropolitana de Fortaleza. A iniciativa, tão insistentemente reclamada pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, vem, no entanto, acompanhada de uma prática sistematicamente denunciada pela entidade sindical – ausência de concorrência livre e democrática para o preenchimento das funções comissionadas.


Para a nova agência, em Cascavel, o BNB realizou concorrência apenas para a função de Gerente Geral, alegando tempo insuficiente para realizar o processo em relação às demais funções comissionadas. O fato causou indignação entre os trabalhadores do BNB que esperam o surgimento de oportunidades para ascenderem profissionalmente na Instituição e até mesmo serem transferidos para cidades mais próximas da capital do Estado.


Para o SEEB/CE, a justificativa da falta de tempo para realizar todas as concorrências deixa muito a desejar, pois há muito tempo estava prevista a inauguração da agência do BNB naquele município. O Sindicato continuará cobrando da atual direção do Banco o compromisso assumido em mesa de negociação de realizar o provimento de todas as funções comissionadas na Empresa através do processo de concorrência. E continuará atento ao desenrolar dos fatos alusivos à questão, tendo em vista a anunciada abertura, este ano, de mais 25 unidades operadoras da Instituição, das quais seis a serem instaladas no estado do Ceará.