GASB dá apoio a bancários com doenças ocupacionais

64

No dia 21/8 acontece a próxima reunião do Grupo de Apoio à Saúde dos Bancários (GASB). Devido ao aumento da procura, o Sindicato criou uma nova turma, já que os grupos comportam apenas 12 pessoas para otimizar os trabalhos. As reuniões serão mensais, alternando entre as duas turmas de bancários.


A primeira reunião do GASB foi realizada no dia 16/6 e o grupo foi criado especificamente para dar suporte aos trabalhadores portadores de doença ocupacional. A proposta do Grupo é manter uma discussão permanente sobre as doenças que afligem a categoria, bem como o intercâmbio dos bancários com doenças relativas ao exercício do trabalho. As reuniões servem ainda para a troca de informações inerentes à convivência com as doenças adquiridas durante o trabalho.


Segundo o diretor Eugênio Silva a idéia do GASB surgiu da solicitação dos bancários, que têm dificuldades em conversar sobre as doenças. “Eles alegam que as outras pessoas não acreditam que eles estão doentes realmente, porque geralmente as doenças ocupacionais não apresentam nenhum, ou quase nenhum, sintoma físico”, informa.


As reuniões do Grupo são acompanhadas pela assessora de saúde do Sindicato, a doutora em Psicologia, Regina Maciel, que dá apoio aos lesionados, além de dicas e conselhos de como eles devem proceder.