GASB entra em parceira com Laboratório de Estudos do Trabalho da Unifor

52


Em 2013, as reuniões do Grupo de Apoio à Saúde dos Bancários (GASB) serão realizadas no Laboratório de Estudos do Trabalho (LET) da Universidade de Fortaleza (Unifor), que visa promover a saúde dos trabalhadores através de atendimento psicossocial e apoio psicológico. A parceria pretende intensificar a atenção à saúde do trabalhador bancário.


O LET coordena o Serviço de Saúde do Trabalhador, um projeto de extensão do curso de Psicologia da Unifor, e oferece os serviços do Grupo de Atenção Psicossocial aos Trabalhadores. O serviço consiste em reuniões, com momentos de escuta e expressão, para promover reflexões sobre o trabalho e estratégias de enfretamento para dificuldades relativas ao contexto laboral. Além disso, conta com entrevistas individuais destinadas a um apoio emergencial.


“A vantagem dessa parceria é que o trabalhador bancário vai ter acompanhamento psicossocial e apoio psicológico. Nesse atendimento, após várias reuniões de acompanhamento, ele pode ter um documento chamado laudo clínico ocupacional”, afirma Eugênio Silva, diretor de Saúde do Sindicato.


Os encontros do LET serão mensais, podendo ser quinzenais dependendo das necessidades do grupo, às quintas-feiras, às 19h, a partir do dia 21/3. Para agendar entrevistas individuais, ligar para 87885282 e falar com Margareth Oliveira.


GASB – O Grupo de Apoio à Saúde dos Bancários foi criado pelo Sindicato para dar apoio aos bancários portadores de doenças ocupacionais. O grupo é organizado há mais de sete anos pela Secretaria de Saúde da entidade e tem como proposta manter uma discussão permanente sobre os problemas e doenças que afligem a categoria. As reuniões servem para trocar informações inerentes à convivência com as doenças adquiridas durante o trabalho e para dar apoio aos lesionados, além de dar dicas e conselhos de como proceder em relação a problemas que surgem quanto têm de tirar licença pelo INSS.


LET – O Laboratório de Estudos do Trabalho foi criado em dezembro de 2007 e realiza investigações sobre saúde e trabalho, focalizando, prioritariamente a saúde mental do trabalhador. Além disso, realiza atividades de intervenção no âmbito das atividades laborais. O LET conta com pesquisadores externos, professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UNIFOR e de outras Universidades. Os atuais coordenadores são: Profª. Drª. Regina Maciel e Profª. Drª. Tereza Matos.