Grupo de Estudos reflete sobre os desafios dos movimentos dos trabalhadores na atualidade

94

Refletir sobre o papel dos trabalhadores na atual conjuntura. Esse é um dos objetivos do Grupo de Estudos Sócio-Políticos facilitado pela Secretaria de Formação do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE). Os encontros serão quinzenais e acontecerão a partir da segunda semana de abril.

O grupo tem como eixos principais a origem do movimento operário e sindical e as transformações no mundo do trabalho e a reconfiguração dos sindicatos. Conceitos de sindicato, classe trabalhadora, proletariado, reforma e revolução serão debatidos num primeiro momento. A segunda fase de reuniões vai abordar o papel do movimento sindical na atualidade, as reformas política e sindical, além de discutir o papel da CUT e a economia solidária como uma alternativa de inserção sócio-produtiva para a classe trabalhadora.

As reuniões irão acontecer às terças-feiras, no horário de 18h30 às 21h, na sede do Sindicato. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (85) 3252 4266, das 14h às 18h, ou através do e-mail: formação@bancariosce.org.br.

Essa é uma realização do SEEB/CE em parceria com Agência de Desenvolvimento Solidário da CUT (ADS), Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Labor), Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho (Unitrabalho) e Universidade Federal do Ceará (UFC).