GT DE SAÚDE CONQUISTA AVANÇOS

84


O Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do Itaú conquistou o parcelamento do adiantamento de salário aos trabalhadores afastados. A proposta do banco, apresentada em reunião realizada dia 11/12, em São Paulo, varia de 3 a 12 vezes dependendo da quantidade de salários envolvidos na dívida do trabalhador. Caso o valor não seja quitado na folha, poderá ser descontado de até 50% do pagamento da PLR. Anteriormente, o banco descontava toda a PLR.


Este avanço é importante porque o trabalhador, ao se afastar, mantém seus compromissos financeiros, que somados com os gastos do tratamento, os deixa sem condições de quitar esta dívida de uma vez só. No retorno, além de lidar com o sofrimento causado pela doença e com a dificuldade da readaptação, muitas vezes recebia os primeiros contracheques zerados.


Outro avanço conquistado foi que os atestados até quatro dias de afastamento poderão brevemente ser enviados diretos para a área de licenças pelo IU Conecta, que é o aplicativo dos funcionários do banco. O movimento sindical reivindica a ampliação deste serviço para afastamentos de 15 dias ou mais, para facilitar a vida do trabalhador.


A reivindicação dos trabalhadores também é pela criação de uma área específica para receber este tipo de documentação e encaminhamento.


Os termos serão enviados pelo banco ao movimento sindical que fará avaliação final antes da assinatura do acordo. Será criado um grupo de trabalho bipartite para operacionalização.