Há 120 anos surgia a data histórica dos trabalhadores

79

Comemoração. Foi com esse espírito que trabalhadores fortalezenses foram à Praça do Ferreira neste 1º de Maio, para festejar o Dia Mundial do Trabalhador. Numa promoção da Central Única dos Trabalhadores (CUT/Ceará) e seus sindicatos filiados, as palavras de ordem deste ano foram Emprego, Terra e Democracia. Faixas, bandeiras, palavras de ordem e música compuseram o cenário da manifestação durante toda a tarde de segunda-feira. O ato teve início às 15 horas com apresentações de artistas da terra, seguido do Maracatu Nação Fortaleza, sendo encerrado pelo cantor Belchior. O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Sindicalistas, membros de movimentos sociais e de comunidades, parlamentares, representantes de partidos políticos e trabalhadores em geral fizeram a saudação ao 1º de Maio dentro do tema deste ano. Segundo o presidente da CUT/CE, Francisco de Assis Diniz “a trilogia Emprego, Terra e Democracia busca uma identidade que una os trabalhadores. Queremos emprego que traga segurança, garantia de terra através de uma reforma agrária eficaz, e democracia, dando garantia aos direitos dos cidadãos. Sabemos que houve avanço nas políticas públicas, mas ainda há concentração de terras, que dificulta essas conquistas”, disse.

História – O Dia Mundial do Trabalhador foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituí-do como o Dia Mundial do Trabalhador.