Hemoce intensifica coleta de sangue para o carnaval

64

Com a proximidade do carnaval, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) iniciou uma campanha com o propósito de aumentar o estoque de bolsas de sangue. Desde o dia 4/2, através do lema “Antes de pular carnaval, dê um pulo no Hemoce. Doe sangue, doe vida!”, o Centro busca chamar a atenção da população para a importância deste ato de solidariedade.


De acordo com a coordenadora de Captação de Doadores, Nágela Lima, o estoque ainda é inadequado para o feriado, já que a meta é chegar a mil bolsas. “A gente se preocupa muito porque os habitantes da capital saem da cidade, o que diminuem as doações, além dos riscos de os acidentes aumentarem nas estradas”, ressalta. Segundo ela, a maior necessidade atual é de doadores com fator de sangue Rh negativo, representados por apenas 10% dos brasileiros.


A Campanha deste ano se estende até o final de fevereiro, contando com o atendimento normal no Hemocentro e com as coletas externas através da unidade móvel. Durante o domingo, a segunda e a terça-feira de carnaval, porém, as coletas serão feitas no Ginásio Paulo Sarasate. A rotina na sede do Hemoce, em Fortaleza, volta ao normal na quarta-feira de cinzas, à tarde. Já os Hemocentros do Interior também seguem com as atividades de captação de doadores para manter o estoque.


A coordenadora de Captação de Doadores explica que dentre os pré-requisitos para doar sangue estão: pesar acima de 50 kg; ter entre 18 e 65 anos; estar em perfeito estado de saúde e bem alimentado. Além disso, para efetuar o processo, é preciso apresentar documento de identificação. Apesar das exigências serem poucas, Nágela Lima afirma que a falta de informações e a criação de alguns mitos acerca do ato ainda impedem o crescimento das doações.


O construtor civil, Cícero de Lima, doa sangue há 10 anos, desde que a mãe de um amigo necessitou de ajuda. No ano passado, por exemplo, ele doou quatro vezes. “É um ato de solidariedade. Amanhã pode ser a gente que precise ser ajudado”, declara.

SERVIÇO:
Hemoce – Avenida José Bastos, 3390, Bairro Rodolfo Teófilo.

Fone: (85) 3010 2296.

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira – 7h30 às 17h30; sábado – 8h às 16h.