Hemoce prepara campanha de doação de sangue

88

O Carnaval está chegando, e o estoque de sangue do Hemoce tende a diminuir. O problema principal nesse período é a queda no número de doações. É por isso que o Hemoce está preparando uma campanha para a doação de sangue no período que antecede o feriado. De 12 a 16/2, o Hemoce organizará coletas especiais de sangue. Será instalada uma unidade móvel no North Shopping e em outros pontos da cidade.

Segundo Porfina Frota, coordenadora do Setor de Captação de Doadores, a situação do banco de sangue está estável atualmente. “O período mais crítico é o final do ano, porque é um período que apresenta uma queda no número de doações. Os feriados prolongados também são críticos, como o Carnaval e a Semana Santa”, informa Porfina.

Para doar sangue, basta se dirigir a um posto de Coleta do Hemoce ou à sede do hemocentro, estar saudável, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e portar documento de identificação oficial com foto.

A coleta é simples e segura. Todo o material utilizado é descartável e o ambiente, limpo. Antes da coleta, o doador faz exame físico, avaliação de peso e teste de anemia, com acompanhamento médico. São coletados apenas 450 ml, 10% do volume total, que é reposto pelo próprio organismo em 24 horas.

O Hemoce é a instituição responsável pela execução da política de sangue do Ministério da Saúde no Estado do Ceará, que consiste essencialmente na coleta, no processamento e na distribuição do sangue de qualidade para a população de todos os municípios cearenses.

SERVIÇOS:
Hemoce (em Fortaleza: av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo. De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30; aos sábados, das 8h às 16h. Telefone: (85) 3101.2296)