II Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres

49

O evento reuniu 3.000 pessoas, de 17 a 20/8, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com objetivo de fazer uma avaliação e revisão do Plano e discutir a participação das mulheres nos espaços de poder. Estiveram reunidas delegadas, eleitas nas conferências regionais, municipais, estaduais, distrital e governamental, e convidadas – Bancada Feminina da Câmara e do Senado, representantes de grandes organismos internacionais, ex-presidentes do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, embaixadoras, integrantes das mesas, entre outras.


A solenidade de abertura no dia 17/8 contou com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; primeira-dama, Marisa Letícia; das ministras Nilcéa Freire (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres), Dilma Roussef (Casa Civil), Marina Silva (Ministério do Meio Ambiente), Marta Suplicy (Ministério do Turismo), Matilde Ribeiro (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e Jacqueline Pitanguy, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher à época da Constituinte, além de outros ministros e autoridades.

Programação – No sábado, o regulamento da II CNPM foi aprovado durante a Plenária de Abertura. Em seguida, o Painel 1 abordou o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres: balanço e perspectivas, do qual fazem parte as ministras Nilcéa Freire (SPM), Dilma Roussef (Casa Civil), Marina Silva (Meio Ambiente) e Matilde Ribeiro (Seppir).


Domingo, discutiu-se a participação das mulheres nos espaços de poder: experiências internacionais, com a deputada argentina Juliana Marino; com a ministra da Família e Promoção da Mulher de Angola, Cândida Celeste da Silva; com a presidenta do Partido Ação Cidadã da Costa Rica, Epsy Campbell; com a diretora da UNIFEM, Ana Falú, entre outras. O Painel 3 apresentou a experiência brasileira, com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, deputada federal Luiza Erundina, ministra do Supremo Tribunal de Justiça Eliana Calmon, Jandira Feghalli, Secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói (RJ), entre outras. Segunda-feira foi reservada à Plenária Final, na qual foram feitas as propostas e recomendações dos grupos e a aprovação das moções.