Imprensa – Secretaria deu dinamismo à comunicação do Sindicato

128

Edição, criação de material visual e divulgação de informações. Este é o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Imprensa do Sindicato dos Bancários. Durante 2005, o departamento buscou maximizar a comunicação da entidade com sua base através de seus meios de comunicação. Atualmente, a Secretaria é composta por duas jornalistas, dois estagiários, um diagramador, um fotógrafo e um ilustrador, além do Secretário de imprensa.

Entre os veículos de informação disponíveis, está a “Rádio Bancários” que é transmitida de segunda a sexta de 7h30 às 8h, na 107.9 FM Universitária. É um meio que traz notícias imediatas com a participação de políticos e personalidades que fazem debates sobre os assuntos do momento. Esse ano, a programação contou com a presença de todos os diretores da executiva do Sindicato para falar sobre as secretarias, dando mais transparência às ações das mesmas.

O Jornal “Tribuna Bancária”, que tem periodicidade semanal e tiragem de 11.000 exemplares, é distribuído na capital pelos diretores e funcionários do Sindicato. No interior, a distribuição é feita pelos correios ou via malotes dos bancos nas unidades. Os aposentados recebem em suas residências. Desta forma, todos os bancários aposentados e ativos recebem semanalmente nosso informativo.

No ano de 2005, além de fazer as divulgações das ações específicas por segmento de banco, a Secretaria trouxe matérias gerais de interesse à categoria, entrevistas, e um posicionamento nas questões políticas na atual conjuntura. O jornal é um dos principais veículos de informação da nossa instituição. Portanto, o departamento tem sempre trabalhado para torná-lo mais atrativo para uma boa leitura.

A informatização avançou bastante na comunicação e este progresso deve ser bem utilizado na capacitação, como na politização da classe trabalhadora. Tendo em vista isso, a Secretaria disponibiliza um site, onde constam as principais notícias atualizadas diariamente dos jornais de grande circulação, as secretarias, as últimas quatro convenções coletivas, o Estatuto do Sindicato, a diretoria, a Tribuna atual e algumas anteriores, enquete, convênios, além de links importantes da estrutura sindical como CNB, CUT, Fenae, Previ e outros. Tudo isso, à disposição dos bancários e da sociedade em geral. Para dar maior agilidade ao acesso a todos os itens, recentemente, adotamos uma nova paginação no site, que passou a ser atualizado pela própria Secretaria de Imprensa, permitindo, assim, a divulgação de informações em tempo real.

Já o informe é um instrumento de contato imediato com os nossos associados cadastrados. É transmitido ordinariamente duas vezes na semana. Para recebê-lo, é necessário que o bancário esteja com seus dados atualizados e conste seu e-mail cadastrado. O cadastramento pode ser feito via internet, através da página do Sindicato (www.bancariosce.ogr.br) e a partir de janeiro estaremos disponibilizando uma ficha de cadastramento na Tribuna Bancária para sua maior comodidade.

Todas essas ações comunicacionais empreendidas têm o objetivo de envolver toda a categoria nos mais diversos assuntos, por entender que a boa comunicação é fundamental para o êxito das ações de qualquer empresa ou entidade.