Inflação descontrolada é falácia

65


“A inflação está fora de controle!!!” É o que dizem por aí os pessimistas e/ou mal informados. A grande mídia constrói o cenário catastrófico, estampa desinformações, as pessoas compram a ideia e espalham mentiras. É preciso divulgar a verdade.


A inflação está sim sob controle. E mais do que quando FHC estava no governo. O PSDB transmitiu o governo para Lula com inflação de 9,16%. No ano passado, ela foi de 6,07%. Assim, já são nove anos com ela dentro da meta. Onde está o descontrole? Ah, e tem mais: o governo atual não adota a política tucana de desemprego e arrocho salarial para manter a inflação na meta. Pelo contrário, mesmo encontrando um cenário de crise internacional, em que a Europa fechou 60 milhões de vagas desde 2008, o Brasil criou – no mesmo período – 11,5 milhões de empregos. Com Lula e Dilma foram 20 milhões de vagas geradas e vivemos um cenário de pleno emprego.


A extrema direita – assim como certos setores da imprensa também – está tentando colar o mito da inflação descontrolada na presidenta Dilma. O discurso é repetido em debates e sabatinas, mas é simplesmente mentiroso. A inflação média do governo Dilma é a mais baixa desde que foi implantado o Plano Real.


Só para fazer o comparativo, o primeiro mandato de FHC registra uma taxa de inflação média anual de 9,56%; no segundo mandato, a média foi 8,78%. Com Dilma, temos média de 5,95% neste primeiro mandato. De 2003, desde que Lula assumiu, até hoje, a renda do trabalhador brasileiro cresceu 70% acima da inflação. A taxa de desemprego foi reduzida a menos da metade: era de 10,5% em 2002 e chegou a 4,9% em abril de 2014, registrando o menor índice da série histórica.


Enfrentar uma crise gerando emprego e garantindo renda não é para qualquer um. Nós fomos o único país no mundo a atingir tal feito.