INSS negocia com centrais antecipação de metade do 13º de aposentados

52

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem passar a receber a antecipação de metade do 13º benefício nos meses de junho a partir de 2013. A outra metade do 13º benefício continuaria sendo paga em dezembro.


O assunto foi objeto de negociação na terça-feira, dia 21/6, em reunião com dirigentes de centrais sindicais e entidades representativas de aposentados. O ministro da Previdência, Garibaldi Alves, comprometeu-se em levar para o ministro Guido Mantega (Fazenda) a proposta.


Nos últimos anos, esse pagamento ocorreu em agosto, mediante acordo acertado com as centrais sindicais. O acordo, porém, só tinha vigência até o ano passado.


De acordo com informações do Ministério da Previdência, a proposta é manter a antecipação para agosto neste ano, mudar a data para julho em 2012 e tornar o pagamento definitivo para os meses de junho a partir de 2013.


Também ficou acertado que Garibaldi Alves negociará com Mantega o pagamento, em janeiro, da diferença de 0,06% que não foi aplicada no reajuste dos aposentados em 2011.