Joana D?arc Almeida é eleita presidente da CUT Ceará

15

Os 497 delegados do 12º Congresso da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT/CE) elegeram por unanimidade, na manhã do sábado (12/5), a nova Direção Executiva da entidade para o triênio 2012-2015. O evento consagrou como presidenta Joana D’arc Barbosa Almeida, a mais jovem sindicalista presidente de uma instância estadual da Central e a segunda mulher a liderar a entidade cearense.


Joana Dar’c tem 30 anos e, na atual gestão da CUT/CE, ocupou a Secretaria Geral. Ela é oriunda do Sertão dos Inhamuns, do município de Crateús, e representante da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE). A sindicalista iniciou suas atividades de militante no ano de 2000, quando foi coordenadora do Coletivo de Juventude Rural em sua cidade. Está há nove anos atuando na Central, tendo passando pela Coordenadoria Regional da CUT e por diversas secretarias, dentre elas a Secretaria de Organização Sindical e a de Mulheres.


A liderança feminina exaltou a forte unidade confirmada no Congresso e enumerou os desafios da próxima gestão, que incluem a ampliação do diálogo com outros atores da sociedade e a defesa da liberdade e autonomia sindical.


Ela destaca ainda a importância da aprovação da paridade entre mulheres e homens na nova diretoria. “A emancipação e luta das mulheres passa a ser mais que uma prioridade e uma orientação, torna-se uma política, levando em consideração que a mulher tem um papel estratégico e protagonista na sociedade, que agora eu tenho o orgulho de representar ao ocupar a presidência”, disse Joana.

Veja a composição da diretoria executiva da CUT-CE:


Presidência: Joana D’arc Barbosa Almeida


Vice-presidência: Francisco Wil e Silva Pereira


Secretaria Geral: Helder Nogueira


Secretaria de Administração e Finanças: Carmem Silvia Santiago


Secretaria de Comunicação: Ataíde Oliveira


Secretaria da Mulher Trabalhadora: Maria Ozaneide de Paula


Secretaria de Formação: Lucia Maria Silveira de Queiroz


Secretaria de Juventude: Ari Ferreira do Nascimento


Secretaria de Org. e Política Sindical: Glaydson Antônio Rodrigues Mota


Secretaria de Políticas Sociais: Maria José Soares de Lima


Secretaria de Relações de Trabalho: Francisco Gomes Sobrinho


Secretária de Saúde do Trabalhador: Telma Maria de Castro Dantas


Secretaria do Meio Ambiente: Roberto Luque de Souza


Secretária pela Igualdade Racial: Antônio Ricardo Lima