Justiça arquiva processo e mantém eleição de delegados sindicais

56

Nova ação para questionar as eleições para delegado sindical do Banco do Brasil foi arquivada pelo juiz da 7ª Vara do Trabalho de Fortaleza, Eliude dos Santos Oliveira, devido ao não comparecimento dos reclamantes, demonstrando falta de interesse dos autores. A audiência deveria ter sido realizada no último dia 19/7, mas apenas os representantes do Sindicato compareceram ao local. A ação pedia a anulação do processo eleitoral.


Diante da decisão, o processo de eleição, realizado nos dias 30 e 31/5, está mantido, o que demonstra, mais uma vez, que a Justiça do Trabalho procura não adentrar nas peculiaridades do movimento sindical.

IMPORTÂNCIA – Segundo Gustavo Tabatinga, diretor do SEEB/CE, “os delegados são muito importantes para a representação do Sindicato na base, na medida em que estabelecem um elo direto entre o local de trabalho e a diretoria. Esta organização fortalece a categoria bancária”.


O delegado sindical tem como principal atribuição estabelecer, manter e desenvolver contato permanente entre os bancários e o Sindicato, informando os trabalhadores sobre as atividades da entidade e recebendo destes as demandas sobre irregularidades que venham acontecendo nos locais de trabalho. Ele é uma espécie de ponte entre o Sindicato e sua base, levando os anseios e dúvidas da categoria até a entidade que os representa. A posse dos delegados aconteceu no dia 17/6 e o mandato será de um ano.