Lançada campanha pela suspensão da revisão do Estatuto da Funcef

63


A Fenae continua a sua reivindicação pela suspensão do processo de mudança do Estatuto da Funcef até que a conjuntura política se torne mais favorável. Alterações estatutárias em um fundo de pensão ligado a uma empresa estatal, como é o caso da Funcef, dependem da apreciação do governo federal, que terá total liberdade para mexer na redação.


Por isso, a Fenae decidiu fazer uma campanha pela suspensão da revisão estatutária. Para compreender os riscos dessa revisão, é importante elencar alguns dos principais pontos na proposta de revisão, justamente aqueles que são os mais preocupantes.


A diretoria é instância executiva e o Conselho é instância deliberativa, a mudança proposta transforma o CD em executivo. Além disso, a questão principal não se resolve: o peso maior da patrocinadora pelo voto de desempate.


Outro ponto que preocupa refere-se às mudanças no processo eleitoral, que dividem a representatividade dos participantes, ou seja, o fim da eleição por chapa, que consequentemente impacta na governança. A eleição por chapa sugere sintonia entre os eleitos, o que pode não haver em eleições avulsas. A eventual fragmentação entre diretores eleitos pode suscitar votações desfavoráveis aos participantes.