Lei Maria da Penha ganha versão em literatura de cordel

67

O músico e cordelista Tião Simpatia divulga a lei Maria da Penha por meio da música, do repente e da literatura de cordel no Ceará. Com rimas de uma tradição nordestina, o artista popular explica como funcionam os principais artigos da lei.“A Violência Doméstica tem sido uma grande vilã e, por ser contra a violência, desta Lei me tornei fã. Pra que a mulher de hoje não seja uma vítima amanhã”, diz Tião Simpatia nos primeiros versos do livro “A Lei Maria da Penha em Cordel” que foi lançado na semana passada, em Fortaleza.


Em 2007, o artista cearense conta que musicalizou a Lei Maria da Penha para uma campanha de mobilização. A ideia do cordel veio depois do sucesso da música e de um pedido da própria Maria da Penha a Tião Simpatia para que adaptasse a Lei para a literatura de cordel.


“Uma pesquisa recente diz que 94% das mulheres conhecem a existência da Lei, mas apenas 13% conhecem efetivamente o conteúdo. O cordel tem uma linguagem simples, do povo e facilita o entendimento de todos”, diz Tião Simpatia que trabalha em parceria com o Instituto Maria da Penha.

Lei Maria da Penha – A Lei Federal 11340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha, está em vigor desde 2006 e protege mulheres vítimas de violência doméstica. Além da prisão dos agressores, a lei também prevê medidas de proteção para as vítimas. A farmacêutica Maria da Penha Lino dá nome à lei e foi uma vítima da violência doméstica. Ela ficou paraplégica há 25 anos, depois de ser baleada pelo ex-marido, o colombiano Antônio Viveiros.


Serviço:
Lançamento de “A Lei Maria da Penha em Cordel”

Texto: Tião Simpatia / Ilustrações: Meg Banhos

Livraria Cultura