Leonardo Boff faz “Reflexões sobre o Brasil” durante Ciclo de Debates

58


Na quinta-feira, dia 25/9, o Sindicato dos Bancários do Ceará recebeu um dos mais brilhantes e respeitados intelectuais do Brasil, o teólogo, escritor e professor universitário Leonardo Boff, que participou do Primeiro Ciclo de Debates “Reflexões sobre o Brasil”, do Instituto de Formação dos Bancários, criado pelo SEEB/CE. O palestrante, de forma brilhante, fez reflexões importantes sobre o momento em que vive o planeta Terra e nosso País.


Nesse encontro, Boff defendeu que o homem foi criado para cuidar da sustentabilidade do planeta. “Somos guardiões da Terra, devemos cuidar das plantas, respeitar todos os seres: todos tem valor em sim mesmo. Nós não devemos ter mais a economia da acumulação, temos que pensar em todos. O consumo tem que ser responsável. Temos que reduzir o consumo, reutilizar o que usamos e reciclar, bem como rejeitar toda propaganda que leva ao consumismo extremo”.


Nesse contexto se situa o Brasil que, segundo Boff, é grande demais e que nós podemos tornar o sistema menos perverso. “Sem querer tomar partido, tivemos uma revolução democrática no País a partir de 2003. Matar a fome da sociedade não é assistencialismo: é o primeiro dever do Estado”, ponderou.


Ele falou ainda sobre a visão social de governo que se tornou parte do País nos últimos anos e da importância de se manter esse viés. “É preciso manter a sociedade como eixo central do governo, não o capitalismo selvagem, não o consumismo, não a disputa de poder, mas sim, o ser humano”, finalizou.


Leonardo Boff é autor de mais de 60 livros, com tradução em vários idiomas, as áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos. Quem quiser adquirir itens da obra do escritor pode enviar seus pedidos para contato@leonardoboff.com.