LIVE ESCLARECE SOBRE AÇÃO DOS ASSISTENTES DE NEGÓCIO DO BB

115


O Sindicato dos Bancários do Ceará está com um novo projeto nas redes sociais. É o Papo de Bancário, que acontece toda quarta-feira, a partir das 19h30, nas redes sociais da entidade. Na quarta-feira, 23/9, a conversa foi sobre a ação judicial dos assistentes A em unidades de negócio do Banco do Brasil, que bateu recorde de acesso com cerca de 200 pessoas online.


A live teve a participação do presidente do Sindicato em exercício, José Eduardo Marinho, e da advogada Ana Virgínia Porto, que falaram sobre o histórico, tramitação e andamento do processo.


A ação coletiva 908-84.2012.5.07.0012 – conhecida como ação dos assistentes transitou em julgado em fevereiro/2019 no TST. O Sindicato ganhou em todas as instâncias do judiciário. Nessa ação tivemos vários momentos importantes, dentre eles podemos citar quando o banco teve que reconhecer a jornada legal em jan/2014, fazendo com que os trabalhadores dessa função cumprissem as seis horas de jornada legal sem redução de salários. A ação data de junho de 2012, portanto, o passivo trabalhista retroage cinco anos, isto é, junho de 2007.


A ação pleiteia o pagamento de duas horas extras acima das 6h por dia e 30h por semana trabalhadas pelos assistentes de negócio relativamente ao período não atingido pela prescrição (junho de 2007 a janeiro de 2012); o pagamento dos reflexos das horas extras sobre todas as verbas de natureza salarial e o recolhimento da contribuição para a Previ e INSS.


A partir do processo transitado em julgado, o Sindicato iniciou a coleta de documentos para realizar os cálculos da ação. O processo tramita na 12ª Vara do Trabalho de Fortaleza e está na fase de liquidação. São 459 beneficiários divididos em 23 processos. Ainda há cerca de 140 pessoas cujos cálculos ainda estão sendo concluídos.


O Sindicato dos Bancários está agilizando para fazer todos os procedimentos e dar o máximo de celeridade ao processo, com segurança e eficiência. Para saber detalhes de seu processo, procure o Jurídico do Sindicato, através do telefone 85 3252 4266, de segunda a sexta, das 9h às 15h.


Para assistir a live na íntegra, acesse nossas redes sociais: YouTube (Bancários CE) e Facebook (@bancariosce).