Livro ?A Privataria Tucana? será lançado em Fortaleza

65

O livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr. será lançado em Fortaleza no próximo dia 15/3 (quinta-feira), às 19h, no Auditório da Faculdade de Direito da UFC, com as presenças do autor e do deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB/SP), líder do processo de instalação da CPI da Privataria, em Brasília. Na ocasião ocorrerá debate sobre o tema “Mídia e Privatização no Brasil”.


Com cerca de 340 páginas, o livro “A Privataria Tucana” é o resultado de 12 anos de investigações do repórter Amaury Ribeiro Jr. sobre as privatizações de estatais brasileiras, entre elas incluindo-se a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD; empresa do setor de mineração e siderurgia) e o sistema brasileiro de telecomunicações, ocorridas durante o governo Fernando Henrique Cardoso. O livro traz o resgate histórico desse período, evidenciando os bastidores de todo esse processo.


Publicado pela Geração Editoral, o livro já é considerado um best-seller que consta da lista dos mais vendidos do País na categoria de não ficção. Na obra há documentos inéditos sobre empresas piratas offshores nos paraísos fiscais das Ilhas Virgens britânicas, lavagem de dinheiro e internalização. As informações são de fontes públicas, entre as quais estão os arquivos da CPI do Banestado (banco pertencente ao governo do estado do Paraná e, então, uma das instituições mais sólidas do sistema financeiro).


Com apreciável competência, Ribeiro Jr. descreve em detalhes toda a sinuosa trajetória da corrupção relativa à “Era das Privatizações” no Brasil, apresentando uma visão contundente e realista dos bastidores da política. Apesar de situar-se de modo despretensioso como uma reportagem investigativa, seu livro é arrebatador e capta a atenção do leitor da primeira à última linha.


Resultado do Sorteio: realizado na segunda-feira, 5/3, o sorteio dos exemplares do livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr. Confira os nomes dos ganhadores:


• Meire Luce Gaspar Cipriano – Banco do Brasil


• José Augusto Lopes Ferro – Caixa Econômica Federal


• Nelsivan Alves Ferreira – Banco do Nordeste do Brasil


• Lise Eyre Carvalho Magalhães – Bradesco


Serviço: Lançamento do livro “A Privataria Tucana”, com a realização da palestra: “Mídia e Privatização no Brasil”, com o jornalista Amaury Ribeiro Jr e o deputado federal Protógenes Queiroz


Data: 15 de março de 2012


Local: Auditório da Faculdade de Direito da UFC, às 19h.