Livro aborda a ditadura da mídia nos dias atuais

72

O jornalista Altamiro Borges está lançando o livro “A Ditadura da Mídia”. A obra traz análises atuais sobre o panorama da mídia no Brasil e no mundo, inclusive abordando a manipulação da informação feita pelos grandes meios de comunicação.


De acordo com o autor, o que chama de “mídia hegenônica” nunca foi tão poderosa no mundo e no Brasil, em decorrência dos avanços tecnológicos nos ramos das comunicações e das telecomunicações, do intenso processo de concentração e monopolização do setor nas últimas décadas e da criminosa desregulamentação do mercado, que a deixou livre de qualquer controle público. A partir disso, a mídia começar a exerxer a sua brutal ditadura midiática, manipulando informações e deturpando comportamentos.


Por outro lado, ele enfoca que essa mesma mídia nunca esteve tão vulnerável e sofreu tantos questionamentos da sociedade. No caso do Brasil, a mídia controlada por meia-dúzia de famílias também esbanja poder, mas dá vários sinais de fragilidade.


O autor afirma: “o livro A Ditadura da Mídia tem o modesto objetivo de contribuir com este debate. Não é uma obra acadêmica, mas uma peça de denúncia política. Ela não é neutra nem imparcial, mas visa desmascarar o nefasto poder da mídia hegemônica e formular propostas para a democratização dos meios de comunicação”. O livro reúne cinco capítulos: 1- Poder mundial a serviço do capital e das guerras; 2 – A mídia na berlinda na América Latina rebelde; 3 – Concentração sui generis e os donos da mídia no Brasil; 4 – De Getúlio a Lula, histórias da manipulação da imprensa; 5 – Outra mídia é urgente: as brechas da democratização.

SERVIÇO:
A Ditadura da Mídia

Autor: Altamiro Borges

Editora: Anita Garibaldi

Páginas: 180

Valor por exemplar: R$ 20,00

Na venda de cotas para entidades sindicais e populares (acima de 50 exemplares), o valor unitário é de R$ 10,00. Para adquirir sua cota, escreva para: aaborges1@uol.com.br.