Livro analisa transformações sociais e trabalhistas no Brasil nos últimos sete anos

23

“As Novas Bases da Cidadania: Políticas Sociais, Trabalho e Previdência Social” é o título do novo volume da coleção “2003 – 2010 O Brasil em Transformação”, organizada pela Editora Fundação Perseu Abramo com o objetivo de documentar as mudanças ocorridas no País ao longo dos últimos sete anos, que chega às livrarias neste mês.


Organizado por Juarez Guimarães, com a colaboração de Regina Camargos e Elói Pietá, o livro traz uma visão global das mudanças sociais em curso no Brasil nos últimos sete anos. A obra é dividida em dois capítulos – “As Políticas Sociais” e “Trabalho e Previdência Social” – e reúne textos de dirigentes sociais, ministros do Trabalho, Previdência, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Agrário dos dois governos Lula, além de intelectuais como Paul Singer.


“As Novas Bases da Cidadania: Políticas Sociais, Trabalho e Previdência Social” relaciona os direitos do trabalho e os direitos sociais, mostra novos paradigmas de políticas públicas e de Estado e como ministros e especialistas convergem para o desafio de pensar a unificação das políticas sociais, como política integrada de Estado e sua integração territorial.


O BRASIL EM TRANSFORMAÇÃO – Após abordar, no primeiro volume, a nova política econômica e a sustentabilidade ambiental, a coleção prossegue com outras publicações sobre as diversas políticas sociais, o papel do Estado e das empresas estatais, a infraestrutura do País, as instituições de justiça e segurança, o quadro da democracia brasileira, os direitos humanos e a promoção da cidadania, a política externa.


Os livros da série, resultado de um trabalho coletivo ao longo de 2009 e finalizado em 2010, têm sido elaborados a partir de exposições orais feitas por ministros e outros altos dirigentes do governo federal, além de intelectuais e lideranças sociais que também acompanharam de perto os acontecimentos nacionais neste período. Estas avaliações, gravadas em áudio e depois adaptadas à linguagem escrita por um organizador de cada livro, têm, ao final, os textos submetidos à aprovação de seus autores.


As obras trazem dezenas de contribuições que se concentram na identificação dos avanços obtidos, desafios vencidos, dificuldades e do que, embora desejado para o presente, restou para o futuro. Constituem contribuições valiosas para a história brasileira, por registrarem as características políticas, econômicas, sociais, administrativas e culturais deste período.

EDITORA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO – Fundada em 1997, a Editora Fundação Perseu Abramo é um espaço para o desenvolvimento de atividades de reflexão político-ideológica, estudos e pesquisas, destacando a pluralidade de opiniões, sem dogmatismos e com autonomia. Com mais de 150 livros em catálogo, a editora conta com autores importantes como Antonio Candido, Celso Furtado, Aloísio Biondi, Michael Löwy, Marilena Chauí, Lélia Abramo, Milton Santos, Maria da Conceição Tavares, Francisco de Oliveiras, Maria Rita Kehl e Leandro Konder, entre outros. Mais informações nos sites da editora www.efpa.com.br ou da Fundação Perseu Abramo www.fpabramo.org.br

FICHA TÉCNICA

Editora: Editora Fundação Perseu Abramo

Título: As Novas Bases da Cidadania: Políticas Sociais, Trabalho e Previdência Social

Coleção: 2003-2010 O Brasil em Transformação (Vol. 2)

Organizador: Elói Pietá

Preço: R$ 30,00