Livro de poesia popular sobre trajetória de Lula será lançado em Fortaleza

58

A editora Imeph lancará, na próxima sexta-feira (24/7), no Ideal Clube de Fortaleza, o livro “Lula na Literatura de Cordel”, de Crispiniano Neto. A obra traz toda trajetória pessoal e política do Presidente da República contada em versos de cordéis de diversos autores. A festa de lançamento contará com a presença do escritor e de várias autoridades do Estado, além da apresentação do grupo musical “Quinteto Agreste”.


Dentre os inúmeros textos distribuídos pelas 528 páginas do livro, há o cordel dos bancários da Caixa Econômica Federal, Orlando Queiroz e Carlos Nóbrega. Apaixonado por poesia popular, Queiroz afirmou que os versos fazem um elo entre a História do Brasil, desde seu descobrimento, e de Lula. Com o título “O Brasil nunca mais há de ficar de joelho nos pés dos poderosos”, o cordel possui a mesma estrutura das músicas dos cancioneiros populares.


A coordenadora pedagógica da editora Imeph, Amélia Albuquerque, explica que Crispiniano Neto conhece Lula desde os primeiros momentos de sua vida política e que, ao longo desse tempo, ele foi produzindo cordéis contando as várias histórias. “Depois ele foi recolhendo todos os textos e decidiu fazer um livro. Durante sua posse, em 2008, na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, ele o lançou”, afirma. Ela ressalta que esta já é a segunda edição da obra, a qual traz como diferencial um glossário contextualizando cada momento político do País. “O livro agora é um documento histórico. Para as futuras gerações vai ser muito significativo”, completa.