Livro sobre “mensalão” pode virar novo best-seller político

25


A Geração Editorial está lançando novo livro e que, por diversas razões, pode reeditar o sucesso de obra anterior publicada pela mesma editora, “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr., que, entre o fim de 2011 e início de 2012, tornou-se o maior best-seller político do século XXI no Brasil.


Trata-se de “A Outra História do Mensalão”, do também jornalista Paulo Moreira Leite, ex-colunista da revista Época e atual colunista da revista IstoÉ. Como bônus, a obra ainda tem prefácio do jornalista Jânio de Freitas, colunista da Folha de São Paulo e um dos maiores – e escassos, na grande mídia – críticos dos excessos do julgamento do mensalão.


Basicamente, o livro reúne colunas de Moreira Leite no blog que tinha hospedado no portal da Globo na internet, o qual teve que abandonar após ser boicotado pela revista Época por estar divergindo da linha editorial da publicação. O autor, porém, inseriu textos novos para encadear as postagens de seu antigo blog.


Neste livro corajoso, independente e honesto, Moreira Leite ousa afirmar que o julgamento do chamado mensalão foi contraditório, político e injusto, por ter feito condenações sem provas consistentes e sem obedecer a regra elementar do Direito segundo a qual todos são inocentes até que se prove o contrário.


Os acusados estavam condenados – por aquilo que Moreira Leite chama de opinião publicada, que expressa a visão de quem tem acesso aos meios de comunicação, para distinguir de opinião pública, que pertence a todos – antes do julgamento começar. Naquele que foi o mais midiático julgamento da história brasileira e, possivelmente, do mundo, os juízes foram vigiados pelo acompanhamento diário, online, de todos os seus atos no tribunal. Na sociedade do espetáculo, os juízes se digladiaram, se agrediram, se irritaram e até cochilaram aos olhos da multidão, como num reality show.


Este livro contém os 37 capítulos publicados pelo autor em seu blog durante os quatro meses e 53 sessões no STF. A estes artigos Moreira Leite acrescentou uma apresentação e um epílogo, procurando dar uma visão de conjunto dos debates do passado e traçar alguma perspectiva para o futuro.


A livraria Saraiva e a Livraria da Folha estão com preço promocional do livro.


Serviço:
A Outra História do Mensalão

Autor: Paulo Moreira Leite

Editora: Geração Editorial

Páginas: 352

Livraria Saraiva: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4704452/a-outra-historia-do-mensalao-as-contradicoes-de-um-julgamento-politico – R$ 27,90.

Livraria da Folha: http://livraria.folha.com.br/catalogo/1198190/a-outra-historia-do-mensalao?tracking_number=711 – R$ 26,90.