Livro sobre Pedro Álvares Cabral será lançado dia 4/10

33


Um documentário é o livro “Pedro Álvares Cabral, o Colombo do Leste”, de autoria do historiador João Bosco Fernandes Mendes. A obra trata de um relato sobre a expedição de Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil em 21 de abril de 1500, contendo, inclusive, dados e fatos esclarecedores, após o descobrimento, pouco conhecidos pelos brasileiros e portugueses, além de correção de afirmações falsas, acumuladas no decorrer dos anos.


O autor, a partir de documentos e textos da época, obteve subsídios para a realização de pesquisas relativas às grandes navegações, trabalho desenvolvido desde 1998, quando esteve em Portugal.  João Bosco, bancário aposentado do BNB e professor também já aposentado, é natural de Quixeramobim(CE).


João Bosco cursou o primeiro e segundo graus, no Colégio Salesiano de Recife, onde estudou latim, grego, italiano, inglês e espanhol na Academia Costarriquenha de Línguas. Formou-se em Direito pela UFC, em 1981, e casou com Antônia de Fátima Camelo Fernandes Mendes, de cujo matrimônio nasceram-lhes os filhos Yure, Icaro e Igor Camelo Fernandes.


Com 180 páginas o livro será lançado dia 4 de outubro, no Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recurso Humanos da Prefeitura de Fortaleza (Avenida João Pessoa, 5609). É ainda do autor as obras “Euclides e o Conselheiro”, “Um grito do Nordeste”, recebendo menções honrosas das Secretarias da Cultura do Ceará e do Maranhão.


Lançamento: Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos da PMF (IMPARH) – Dia 4 de outubro, às 19 horas – Avenida João Pessoa, 5609, bairro Damas.