Luta do Sindicato contribui para aprovação de lei estadual

54


A luta do Sindicato dos Bancários do Ceará por mais segurança nos bancos conquista aprovação de lei estadual de segurança bancária, aprovada pela Assembleia Legislativa em mensagem do governador Camilo Santana, a partir de contribuições do Sindicato. A lei aguarda sanção governamental.


Segundo o presidente do SEEB/CE, Carlos Eduardo Bezerra, “essa lei coroa a luta que o Sindicato vem realizando por mais segurança bancária, tendo já conseguido a aprovação do Estatuto Municipal de Segurança – Lei nº 9.910, de 25/6/2012, uma iniciativa do próprio Sindicato, sendo o autor o vereador Acrísio Sena (PT/CE)”.


A lei avança em vários pontos a partir do Estatuto de Fortaleza quando prevê a proibição dos bancários ficarem com a guarda das chaves dos cofres, o que tem motivado o crime organizado a atacar na forma de sequestros e extorsões, mediante sequestros de familiares.


Explosões prejudicam Interior – O fechamento de agências bancárias explodidas no Interior do Ceará continua sendo uma preocupação séria para funcionários e clientes. Em 2017, mais de 30 municípios cearenses ficaram sem atendimento bancário. Dirigentes do Sindicato visitaram os municípios, conversando com funcionários e a população, constataram a situação crítica. Com a lei estadual, a expectativa é que, a exemplo de Fortaleza, os ataques no Interior diminuam.