Mais do que um marco, uma conquista

85

Alcançar a marca de mil edições de um jornal de Sindicato, no Brasil, é para poucos. E se essa marca é atingida por uma entidade, que existe em função de uma categoria de trabalhadores de luta, tem significado de conquista – algo bem maior.


A Tribuna Bancária, do Sindicato dos Bancários do Ceará tem uma história de superação e conquistas intensa. Fazemos um esforço de síntese – impresso nessas quatro páginas – para que os leitores bancários – nosso público alvo – tenham uma noção da dimensão política e social da categoria profissional a que pertencem. Damos os grandes lances da história da qual fazem parte.


Ao longo do tempo a Comunicação do Sindicato enfrentou adversidades – truculência patronal e governamental. Resistiu e se fortaleceu. Ganhou o reforço dos Jornais específicos por banco; dos Informes por e-mails; de programas de rádio e da página na internet, para dar mais vazão à informação. O jornal Tribuna Bancária passou então a ser parte de uma política de comunicação mais ampla, de qualidade, com profissionalismo e compromisso – da qual, diga-se, é o carro-chefe.


“Ah, mas vocês nunca ouvem o outro lado…” Diga-se de passagem o “outro lado” nem gosta mesmo de falar com a gente. O “outro lado” já tem a mídia toda e, além disso, passa o dia inteiro no seu ouvido e na sua cabeça sugando-lhe as energias e, às vezes, as noites e os fins de semana exigindo-lhe também a alma. Mas quando o canal se abre, não só ouvimos, como dialogamos em busca do melhor para a categoria.


Nós que fazemos a comunicação sindical do Sindicato dos Bancários temos orgulho de, há pelo menos mil edições, estar exclusivamente ao seu lado, em cada capítulo de sua história de luta, por uma vida decente e por um País mais justo.

Lucia Estrela – Assessora de Imprensa do SEEB/CE