Mais um banco é assaltado no Interior

92

A insegurança continua amedrontando os bancários lotados no interior do Estado. Na última terça, 9/3, uma quadrilha formada por oito a dez homens armados com fuzis, escopetas e pistolas assaltaram na tarde de ontem a agência do Bradesco de Guaraciaba do Norte (317 km de Fortaleza).


A ação criminosa aconteceu por volta das 15 horas e foi presenciada por dezenas de moradores que estavam em comércios nas proximidades do banco. Segundo o relato de testemunhas, dois ficaram do lado de fora na cobertura e três entraram e renderam todos os funcionários e clientes. Do lado de dentro do banco, os bandidos foram em direção a tesouraria e aos caixas. Alguns minutos depois do início do roubo, policiais militares e civis foram acionados e ficaram do lado de fora da agência. Os três assaltantes saíram, mas usaram um dos funcionários como refém. Para evitar um confronto, os assaltantes ainda efetuaram disparos para alto durante a saída da agência, para evitar a aproximação da Polícia. O funcionário foi libertado pelos assaltantes à aproximadamente dois quilômetros da saída da Cidade, em direção ao Município de Ipú.


Para o diretor do Sindicato dos Bancários e funcionário do Bradesco, Robério Ximenes, o poder público tem de realizar mais ações no sentido de prevenir essas ações contra unidades do Interior. “O crime organizado vem se estruturando em nosso Estado e realizando assaltos cinematográficos. O poder público precisa estar mais preparado buscando evitar até a passagem desses bandidos pela fronteira do Ceará. Os banqueiros precisam, além de fazer a emissão da CAT [Comunicação de Acidente de Trabalho], respeitar e cuidar de seus funcionários que estão sendo submetidos ao estresse emocional e, com essa crescente violência, expondo suas vidas perigosamente sem ninguém nem nada que os proteja”, afirmou.

OUTROS ASSALTOS – Somente este ano já foram realizados quatro assaltos contra agências bancárias do Interior. Há cerca de uma semana, uma quadrilha invadiu a agência do Banco de Brasil de Novo Oriente (495 km de Fortaleza) e tentou realizar um assalto. Após a rápida chegada da Polícia, eles fugiram sem levar o dinheiro. Na saída da agência, eles também usaram funcionários como escudos humanos e os libertaram alguns quilômetros depois.


No dia 14/1, foi a vez da agência do BB de Banabuiú e em Pedra Branca (a 261 km de Fortaleza), no dia 6/1 de janeiro deste ano, uma quadrilha formada por 15 homens armados de fuzis, pistolas e escopetas ‘sitiou’ a Cidade. Na ocasião, pelo menos duas pessoas foram atingidas por tiros disparados pelos criminosos. O bando fez um ´arrastão´ que durou aproximadamente 45 minutos em duas agências bancárias. Na cidade havia apenas dois policiais militares, que não tiveram como reagir a ação do bando de assaltantes. Nas últimas ações, os assaltantes estão usando armamento pesado, de uso exclusivo do exército e das forças policiais. Bandidos de outros estados podem estar envolvidos.