Manifestação dia 10/9 com muito bom humor e diálogo com a população

55

       

Os bancários do Ceará realizaram, dia 10/9, ato na Caixa Econômica Federal, agência José de Alencar, no Centro de Fortaleza. Com muito bom humor, para introduzir a discussão acerca da situação dos trabalhadores, houve um duelo de repentistas. Os clientes que esperavam atendimento do lado de fora da unidade, formando uma imensa fila, aproveitaram o momento para assistir à apresentação, o que gerou também identificação com a categoria.


A atividade fez parte da Campanha Nacional dos Bancários, com data-base é setembro e cujas negociações já começaram desde o dia 28/8, com a realização de quatro reuniões de negociação com os banqueiros. Em todos os encontros, os bancos não apresentaram nenhuma proposta, silenciaram para todas as reivindicações da categoria.


No entanto, os trabalhadores esperam uma proposta da Fenaban acerca das reivindicações de saúde e condições de trabalho, segurança bancária e igualdade de oportunidades, dentre outras.


O diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, Clécio Morse, declarou que a Campanha teve início sem radicalização, tendo havido mesas de negociações com os banqueiros, que, entretanto, estão se negando a apresentar uma proposta que contemple os anseios dos bancários.


“Se não houver uma boa proposta dos banqueiros, nós vamos fazer um movimento paredista, de greve”, disse ele. O diretor afirmou ainda que a categoria não deseja prejudicar a população, travando inclusive uma luta que é também por melhorias para quem utiliza o serviço do banco, como diminuição das tarifas, respeito à lei das filas etc.