Manifestação leva toureiro ao coração de Fortaleza

84

Foto: Drawlio JocaO coração de Fortaleza, a Praça do Ferreira, no Centro da Cidade, foi palco na quarta-feira, 24/4, de mais uma manifestação do Sindicato dos Bancários. Diretores do SEEB/CE se concentraram em frente à agência do banco Santander, atraindo a atenção das pessoas que por lá passavam.


Um toureiro, fazendo alusão à nacionalidade da empresa, interagia com a população, enquanto os dirigentes sindicais explicavam a metáfora. “Esse toureiro representa o banco Santander, que trata os seus funcionários como se fossem animais de carga, obrigando-os a cumprirem metas abusivas”, afirmou o diretor do SEEB/CE, Gabriel Motta.


O Santander é um banco espanhol que nos últimos anos vem aumentando a participação no mercado brasileiro. Em 2000, época de grandes privatizações no País, ele comprou o Banco do Estado de São Paulo (Banespa) por R$ 7,05 bilhões. Já em 2007, anunciou a compra do banco holandês ABN Amro, passando a administrar o banco Real no Brasil.


Para o diretor do SEEB/CE e funcionário do Santander, Aílson Duarte, os funcionários do banco sofrem assédio moral constantemente, além de serem obrigados a cumprir metas abusivas. Ele aproveitou a oportunidade para denunciar a tentativa da empresa de descumprir as leis trabalhistas. “O banco tentou contratar mais de 150 caixas temporários em São Paulo para trabalhar durante três meses, desrespeitando as leis brasileiras. No entanto, o funcionalismo ameaçou paralisar as atividades em 24h em todas as agências do Santander no Brasil, obrigando o banco a voltar atrás”, completou.