Marxismo de Che em debate no Sindicato dos Bancários

64

O Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) e o PT Fortaleza realizaram, no último dia 13/11, o lançamento do livro “O Marxismo de Che e o Socialismo no Século XXI”, do autor Carlos Tablada Perez, filósofo, sociólogo, economista e professor cubano, fundador do Fórum Mundial de Alternativa.


Estiveram presentes ao lançamento militantes do PT local e convidados representantes de várias categorias de trabalhadores. O presidente do PT Fortaleza, Raimundo Ângelo, destacou o momento como importante para o debate sobre Che, o símbolo da resistência, e de Cuba, símbolo do socialismo. O presidente do SEEB/CE, Marcos Saraiva, saudou os presentes ressaltando a importância do evento e lembrando a luta dos bancários na campanha salarial deste ano.


Na obra de Carlos Tablada, são destaques: “Che como autor marxista crítico”, “Pensamento Econômico de Che”, “O Socialismo e o Ser Humano”, entre outros temas relacionados ao marxismo de Che Guevara. O autor falou do seu trabalho, como sendo essencial aos homens comprometidos com a liberdade, igualdade e a solidariedade, como valores fundamentais da sociedade. Carlos Tablada Perez trabalhou com Che Guevara no Ministério da Economia de Cuba e é professor titular da Universidade de Havana.


O lançamento do livro aconteceu na sede do Sindicato dos Bancários e após a exposição do escritor, houve um momento de debate entre os participantes da mesa, autor e os convidados, seguido de coquetel.