Meirelles diz que Caixa está sendo preparada para privatização

61


Em matéria publicada pelo portal da Folha de São Paulo, no dia 6/6, o ex-ministro da Fazenda do governo golpista, Henrique Meirelles, agora candidato ao Planalto, admitiu que a Caixa Econômica Federal está sendo preparada para iniciar um processo de abertura de capital e venda de parte da empresa para a participação privada, modelo que também defende para a Petrobras e o Banco do Brasil.


“A Caixa está sendo preparada para isso, com o novo estatuto e etc. Com o tempo, podemos até pensar, sim, em abrir o capital da Caixa, começar a vender participação privada”, disse Meirelles durante sabatina com pré-candidatos ao Planalto, promovida pelo jornal Correio Braziliense.


A reportagem diz ainda que o ex-chefe da equipe econômica do golpista Temer evita falar em “privatização clássica” para a Petrobras e os bancos públicos, mas defende maior participação do setor privado nessas empresas, com o cuidado de manter um mercado competitivo em vigor. A proposta, segundo ele, é fazer a pulverização e abertura de capital das empresas de maneira gradual. Ele diz que a União não precisaria, necessariamente, perder o controle político das instituições no processo, mas que é preciso aumentar a competição do setor.


“Essa é a prova desse governo golpista que quer acabar com a Caixa e os bancos públicos sem se preocupar com os empregados ou com a população a quem esses bancos prestam serviço. Agora, mais do que nunca, deveremos nos juntar ao Sindicato, nos mobilizarmos para fortalecermos a nossa resistência contra esses ataques”
Marcos Saraiva, diretor do Sindicato e da Fenae