Mesa temática de Igualdade de Oportunidades será no dia 8/7

56

A Contraf-CUT, federações e sindicatos retomam no dia 8/7, às 15h, em São Paulo, a Mesa Temática de Igualdade de Oportunidades com a Fenaban em 2011. A reunião, a primeira desde o dia 9 de julho de 2010, acontece após várias solicitações da Confederação e as manifestações feitas por vários sindicatos pela abolição da discriminação nos bancos no dia 13 de maio.


“A retomada da mesa temática é fundamental para que possamos avançar na luta contra as discriminações dentro dos bancos, uma vez que perceberam graves diferenças na contratação, na remuneração e na ascensão profissional”, afirma Deise Recoaro, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT.


“É um desafio que precisamos encarar, pois as desigualdades de tratamento que o movimento sindical denuncia já há muitos anos foram expostas pelas pesquisas e não é possível apenas constatar as diferenças. Queremos somar esforços para alterar esse quadro de exclusão, pois esse déficit social coloca em risco a democracia e a dignidade dos trabalhadores e das trabalhadoras”, completa.

REUNIÃO DA CGROS – Também no dia 8, às 10h, os integrantes da Comissão de Gênero, Raça e Orientação Sexual (CGROS) se reúnem na sede da Contraf-CUT, no centro da capital paulista, para preparar os debates com os bancos.

E AS DEMAIS MESAS TEMÁTICAS? – Apesar das cobranças da Contraf-CUT, a Fenaban ainda não agendou novas datas de reuniões para continuar os debates já retomados este ano pelas demais três mesas temáticas: Saúde do Trabalhador, Segurança Bancária e Terceirização. A realização de novas rodadas é fundamental para avançar nas discussões, enquanto não inicia o processo negocial da Campanha Nacional dos Bancários de 2011.