Mídia da Campanha Nacional aposta no humor para mobilizar bancários

17


A proposta de mídia para a Campanha Nacional dos Bancários 2013 foi apresentada  dia 21/7, último dia da 15ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada em São Paulo. O material é fruto de cinco reuniões específicas com a participação de diretores de imprensa e jornalistas de vários sindicatos de todo o País. O material usa o mote “vem pra luta” e está em sintonia com as manifestações de rua que vêm acontecendo desde junho.


O conceito foi construído coletivamente e as peças escolhidas foram criadas pela equipe de comunicação do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. O material é colorido e traz muita irreverência e bom humor. A apresentação foi feita pelo secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr. O material foi recebido com muitos aplausos do plenário.


“Acreditamos que essa proposta tem tudo para ajudar a mobilizar a categoria, dialogar com os clientes e a sociedade e potencializar a campanha em todo País, buscando o atendimento da pauta de reivindicações junto aos bancos”, destaca Ademir.


Nova concepção de mídia – “Nas últimas campanhas, o material de mídia procurou atingir a imagem dos banqueiros. Nós apresentamos a ideia de mudar o foco para dialogar com os bancários e as bancárias e fazer com que se sintam parte da mobilização”, afirma a secretária de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Anabele Silva. “Optamos pelo tom mais leve porque, apesar da seriedade das reivindicações, o brasileiro sempre tem humor. E também porque as condições de trabalho são tão ruins que pensamos em fazer uma campanha para cima”, explica Anabele.


Uso da mídias sociais – Além de apresentar a proposta de mídia, Ademir anunciou que haverá a realização de uma oficina em agosto sobre a utilização das mídias sociais. O objetivo é capacitar dirigentes sindicais e profissionais de comunicação para multiplicarem o conhecimento e montarem equipes em todas as entidades para divulgar a Campanha Nacional nas redes sociais.


Para acompanhar as novidades da campanha pelas redes sociais do SEEB/CE acesse: www.facebook.com/SEEBCE e curta a página; acompanhe ainda o twitter: @bancariosce ou assine o canal Bancários CE no YouTube.


Democratização da mídia – Outra proposta apresentada pelo diretor da Contraf-CUT foi a de realizar um Seminário Nacional de Comunicação depois da Campanha 2013. “Precisamos aprofundar os debates sobre a luta pela democratização da mídia e contribuir para fortalecer a batalha por um marco regulatório das comunicações no Brasil”, ressaltou Ademir.