MINISTRO PAULO GUEDES QUER VENDER O BANCO DO BRASIL PARA OS EUA

74


O ministro da Economia, Paulo Guedes, deu mais um indício de que o projeto do governo Bolsonaro é de desmontar e vender os bancos públicos do país. Em discurso nos Estados Unidos, na última semana, Guedes disse que pretende entregar o Banco do Brasil ao Bank of America, nos moldes do que foi feito “entre a Embraer e Boeing”.


“Vamos procurar fazer uma fusão entre o Banco do Brasil e o Bank of America. São bancos bons para empréstimos agrícolas. Já fizemos uma nova relação entre a Embraer e Boeing. Vamos construir empresas transnacionais. Vamos ultrapassar as nossas fronteiras na procura de melhores oportunidades econômicas”, disse o ministro.


Antes de tomar posse, ele já tinha indicado esta intenção, dizendo que uma fusão abriria as portas para o banco americano atuar no Brasil e aumentaria a competição no setor bancário. Esta gestão nunca escondeu o que pretende fazer com o Banco do Brasil e com os demais bancos públicos: é vender, fatiar, desmontar e privatizar. Os ataques ao patrimônio de todos os brasileiros trarão consequências nefastas, e que serão sentidas pelos mais pobres, já que afetaria o financiamento da agricultura, a habitação popular e os programas sociais, por exemplo.


Por isso que temos de continuar mobilizados enquanto categoria bancária para impedir que este e outros desmandos contra os interesses dos brasileiros saiam do papel.