Mostra recria os principais contos de fadas do mundo

30

Quarenta e dois artistas recriaram alguns dos contos de fadas favoritos de adultos e crianças na Mostra “Era Uma Vez… Arte Conta Histórias do Mundo”. Com curadoria da crítica de arte Kátia Canton, a mostra, que faz parte do Circuito Cultural Banco do Brasil Itinerante, já pode ser conferida pelo público de Fortaleza. Ela fica aberta a visitação até o dia 6/9, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.


No total, são 82 ilustrações que fazem uma releitura dos principais contos de fadas do mundo, dentre eles “A Chapeuzinho Vermelho”, “A Bela Adormecida” e “A Branca de Neve”. Mas também há espaço para as lendas e histórias desconhecidas originárias da África, Japão e Oriente Médio. A idéia é estabelecer uma relação entre a arte e a literatura dos contos de fadas, através de contextualização e exposição de ilustrações contemporâneas de artistas brasileiros, além de alguns objetos e esculturas.


A mostra é dividida em três núcleos dedicados a quatros célebres escritores ligados ao universo lúdico infantil: Charles Perrault, Jacob e Wilhelm Grimm e Hans Christian Andersen. O francês Perrault é conhecido por ter estabelecido bases para esse gênero literário ainda no século XVII, o que resultou em obras clássicas como “Cinderela” e “O Gato de Botas”. Já os irmãos Grimm foram os alemães criadores de “João e Maria” e “Rapunzel”, enquanto que o dinamarquês Andersen é responsável por “A Pequena Sereia” e “O Patinho Feio”.

Funcionamento MAC: de terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até 18h30). De sexta a domingo, das 14h às 21h (acesso até às 20h30). Entrada franca. Outras informações: (85) 3488 8624.