Movimento popular discute desenvolvimento urbano e geração de emprego

94

Nos dias 4 e 5/5 acontece o 7º Encontro da Cidade – Desenvolvimento urbano e geração de emprego nas cidades. O evento ocorre a partir das 8h, no BNB Passaré.

Em comemoração aos 280 anos de Fortaleza, o Encontro da Cidade vai reunir as entidades populares, comunitárias, ONG’s, estudantes, intelectuais e técnicos do poder público. No centro das discussões, a questão do emprego e o que ele pode proporcionar na viabilização de uma vida digna para milhares de famílias nas cidades. Na abertura, o conferencista Ladislau Dowbor fará uma exposição sobre as experiências de economia solidária do Ceará.

O Encontro contará ainda com painéis, apresentações culturais e debates com a participação de diversas entidades como Cáritas, Banco Palmas, Fundesol, Sebrae, Rede Cearense de Economia Solidária, além de representantes das Secretarias do Trabalho e Emprego do Município e do Estado e do Banco do Nordeste.

O tema do desemprego se mostra pertinente, pois só em 2005, a taxa anual de desemprego em Fortaleza chegou a 15,68%, por isso, a qualidade de vida e a redução das desigualdades são pontos fundamentais para o desenvolvimento da cidade.

Histórico – Há seis anos, diversos segmentos da sociedade civil se encontram no aniversário de Fortaleza para reunir idéias e discutir soluções para os problemas urbanos da cidade. Durante as seis edições anteriores do Encontro da Cidade, já foram debatidos temas como: o futuro das cidades e o desmonte do Estado; os desafios da administração; a gestão das cidades e o desenvolvimento do Brasil; direito à cidade e às mudanças no Brasil; os desafios da gestão democrática e moradia digna como direito urbano no País.