Mulheres cutistas discutem paridade no Ceará

54

 


O Seminário Estadual de Igualdade de Oportunidades, promovido pela Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT-CE, foi iniciado na terça-feira (6/3), no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza. A diretora do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carmen Araújo, representou as bancárias no evento.


Representantes de entidades ligadas à Central ou engajadas na luta pelos direitos das mulheres participaram da abertura do evento. As mulheres discutiram ainda o trabalho doméstico.


O painel da parte da manhã foi sobre a paridade e a igualdade entre homens e mulheres. A Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT, Rosane da Silva, fez um resgate histórico sobre as conquistas nas últimas décadas. A secretária argumentou que as mulheres precisam ser preparadas para participar das mesas de negociações para que as reivindicações sejam pautadas. “A maioria das nossas convenções coletivas são relativas à maternidade. Só isso não basta. Queremos que as nossas pautas tratem da diferença salarial entre homens e mulheres e tratem da política de ascensão das mulheres. É fundamental a participação nas mesas de negociação para que esses temas sejam debatidos com propriedade”, ponderou.