Museu Mini Siará mostra belezas arquitetônicas da Belle Époque cearense

83


 A nostalgia e a admiração pela beleza das construções e dos hábitos de outrora foram a inspiração para que a artista plástica Heliette Dantas desse vida ao Museu Mini Siará, uma versão em miniatura dos prédios e da sociedade cearenses na virada entre os séculos XIX e XX, período da Belle Époque.


Utilizando apenas isopor, madeira, barro e outros materiais simplórios, a artista conseguiu criar uma obra de arte que homenageia e resgata a suntuosidade de cada edificação. Nas peças é possível perceber seu trabalho minucioso. Foram dois anos de empenho para elaborar as 25 maquetes que compõem o museu, finalizado ainda em 2006.


A elaboração e construção do Mini Siará exigiram árdua pesquisa feita a partir de livros e dos relatos de quem conheceu a época. Quase desistindo de manter a obra, Heliette recebeu o apoio da historiadora Ilza Granjeiro, uma das fundadoras do Instituto Intervalo, organização não-governamental que desenvolve atividades sociais voltadas para crianças e adolescentes carentes de Fortaleza.  Desde 2010, a direção da ONG assumiu o compromisso de receber o acervo em sua sede e levar o projeto adiante.


No museu, os visitantes podem andar entre locais históricos, ouvir sons e ruídos dos trens e carros de boi que circulavam pelas ruas, além de conhecer de pertos os ambientes tradicionais do período, desde o agitado centro urbano às casas de farinha e fazendas do Interior.


Muitos dos prédios que estão no Museu não existem mais. Foram vendidos, transformados, demolidos ou perdidos em acidentes trágicos, como o incêndio que destruiu o Cine Majestic, em 1968. Além deste, os visitantes podem conferir ainda maquetes da Estação Ferroviária Engenheiro João Felipe, do Theatro José de Alencar, da Farmácia Oswaldo Cruz, do Palácio do Plácido, da Igreja do Pequeno Grande, da Santa Casa de Misericórdia, entre outros.


O dinheiro arrecadado com as visitas é utilizado para manter a ONG e executar atividades desenvolvidas pela equipe.


Serviço: Museu Mini Siará

Av. Alberto Craveiro, 2222

Castelão – Fortaleza

Funcionamento: segunda a sexta, de 8h às 11h30 e de 13h às 17h. Fins de semana: visitas agendadas.

Preço: R$ 12,00 (preço único). Acesso gratuito para escolas públicas.

Telefones: (85) 8854 1855 / 8622 2804