Natal Sem Fome dos Sonhos

94

A Ação da Cidadania iniciou na sexta-feira, dia 3/11, a 14ª edição da campanha Natal sem Fome, rebatizada este ano de Natal Sem Fome dos Sonhos. Nessa data, em que o idealizador da campanha, o Betinho, completaria 71 anos, foram realizados eventos em praça pública para homenageá-lo e marcar o início das doações de livros infanto-juvenis e brinquedos, além da doação tradicional de alimentos.

Em Fortaleza, o evento aconteceu no Parque das Crianças, durante toda a manhã, reunido apresentações artísticas e culturais.

A mudança de paradigma da campanha – Em 1993, quando foi criada por Herbert de Souza (Betinho), a campanha Natal sem Fome tinha o objetivo de chamar a atenção dos governos e da sociedade para o problema da fome no País. Hoje, com a implantação dos programas de transferência de renda do Governo Federal, a intenção é reivindicar a criação de políticas públicas voltadas para a diminuição do analfabetismo e por uma educação de qualidade. A luta da Ação da Cidadania agora se renova por educação e cultura para a geração de renda.

Esta edição marca a mudança de paradigma da campanha, que passa a recolher brinquedos e livros infanto-juvenis, ao invés de alimentos. Com o lema “Não guarde os sonhos em casa – doe!”, a coleta de brinquedos e livros representa o resgate do direito de sonhar, afinal, criança é pra ler e brincar, não pra trabalhar ou pegar em armas.

Os brinquedos doados serão distribuídos em bolsões de pobreza onde há comitês da Ação da Cidadania. Com os livros arrecadados, serão criados Espaços de Leitura, uma espécie de biblioteca itinerante que irá percorrer as comunidades, sob a responsabilidade das lideranças locais. Um veículo, criado especialmente para a campanha pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), possibilitará o transporte de 200 a 250 livros.

Os cearenses poderão fazer suas doações nas agências do Banco do Nordeste. Mais informações com o Instituto da Cidadania, (85) 3295 7138 / 3295 5313.